Tranquilidade | Dificuldades de Integração Sensorial

10:15




Matilde, estás a tocar tão devagar! Que bem! A maioria dos meninos da tua idade só quer tocar depressa. És tão tranquila a tocar. Disse-lhe a professora de violoncelo no fim da aula. O meu coração de mãe sorria profundamente. Claro que se sente um enorme orgulho pela capacidade técnica demonstrada pela pequenita, mas o que me fez sorrir e aconchegar o coração foi ouvir a professora a falar da tranquilidade da pequenita. Que vitória! Que “conseguimento”! Ela que tem a agitação física e interna a atrapalhar-lhe o quotidiano tal pedra no sapato... És tão tranquila a tocar... música para os meus ouvidos, estas palavras.

Foi uma das principais razões que nos levou a inscrever a Matilde na música, na EMCN em particular, dada a sua oferta tão completa. O desenvolvimento da concentração que estes miúdos adquirem. O controlo sobre as suas emoções.  O poder explorá-las, conhecê-las e com isso o apaziguamento interno.

A aula de Violoncelo decorre em regime individual. A aluna e a professora. Um tempo só para elas. O “silêncio”, a concentração, a disciplina mas também a descoberta da beleza da melodia. A Arte tem esta função de nos fazer mergulhar em nós e no ambiente. Oferece-nos o silêncio e o olhar como meio de contemplação e entendimento. E porque os processos criativos levam o seu tempo, ensinam a esperar, a compreender o tempo das coisas. A Arte é terapêutica.


É óbvio que as aulas de música não resolvem toda a agitação da Matilde. Nada a fará desaparecer nem tal pretendemos. Faz parte da Matilde. A verdade é que as manifestações das suas dificuldades de integração sensorial – que a levam a esta agitação – jamais desaparecerão, umas darão lugar a outras com certeza, mas a Matilde poderá adquirir ferramentas que a levem a reconhecer quando a sua agitação a está a prejudizar no dia-a-dia e a controlar o que consegue por meio delas. O que se pretende é só isto. Adquirir ferramentas que tornem a sua vida mais salutar. 

Também poderá gostar de...

0 comentários